6 DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO COMPUTADOR

1. UTILIZE PROGRAMAS OTIMIZADORES E DE SEGURANÇA

Programas como o Ccleaner e o Auslogics Registry Cleaner são ótimas ferramentas para fazer uma faxina no computador. Eles apagam registros, arquivos temporários e realizam mais uma série de funções, contribuindo para aprimorar o desempenho da máquina. O melhor de tudo é que eles possuem versões gratuitas.

Junto, instale um programa antivírus e configure o firewall para criar barreiras às entradas de vírus e malwares.

2. LIMPE A INICIALIZAÇÃO DO COMPUTADOR

Quando você liga o computador, em muitos casos, diversos serviços, como o updater do Java, o Spotify e impressoras, são abertos automaticamente. Isso pesa muito o computador e, quando não estão em uso, eles roubam memória e capacidade de processamento, deixando sua máquina lenta na maior parte do tempo.

Para evitar que isso aconteça, acesse o Msconfig (Configuração do Sistema) e marque a opção de inicialização seletiva, escolhendo quais aplicações devem rodar automaticamente ao ligar a máquina. Isso faz com que somente sistemas essenciais para a sua rotina de trabalho se iniciem automaticamente.

3. FAÇA UMA LIMPEZA PERIÓDICA NO COMPUTADOR

Pode parecer que não, mas, em um mês de trabalho, o computador pode acumular arquivos suficientes para interferir no desempenho. Então, adote uma política de, uma vez por mês, fazer uma análise e deletar documentos, fotos, imagens, vídeos e outros arquivos inutilizados. Não esqueça de “esvaziar a lixeira” depois.

Para melhorar, transfira os arquivos que sobrarem para a nuvem. Assim você libera mais espaço no disco rígido e consome menos memória.

4. DESINSTALE OS PROGRAMAS DESNECESSÁRIOS

Muitos softwares hoje já podem ser usados diretamente da nuvem, por meio de um login e senha. Mas, se você usa alguns que precisam ser baixados e instalados na máquina, saiba que precisa separar aqueles de uso permanente dos que você usa apenas para realizar uma tarefa. Os últimos devem ser desinstalados após o uso.

Faça uma varredura mensal nos seus programas instalados, descubra a função de cada um e desinstale aqueles que não são úteis para você. Isso vai melhorar a capacidade de processamento do PC consideravelmente.

5. LIMPE O CACHE COM FREQUÊNCIA

À medida que usa a internet, o computador acumula cache, muitas vezes, sem você perceber. Isso interfere no funcionamento do computador. Então, pelo menos uma vez por mês, visite as configurações do seu sistema operacional e apague o cache acumulado, bem como todo o histórico. Uma tarefa simples como essa já deve melhorar bastante o desempenho da máquina.

6. DESFRAGMENTE O DISCO

Você não percebe, mas a gravação das informações nos discos rígidos acontece de forma um pouco desorganizada. Quando você precisa acessá-las, alta memória é consumida para a localização dos dados, tornando sua abertura demorada.

Se você tiver o hábito de fazer uma desfragmentação e otimização do disco regularmente, isso não acontecerá. Afinal, as informações serão reagrupadas no HD, dessa vez de forma organizada, deixando o computador bem mais rápido.

Conheça Nossos Planos GRV Fibra

GRV é muito mais que internet! Adquirindo desde o plano mais básico você já garante benefícios e vantagens

Todos os direitos reservados. © Copyright 2022

Horário de Funcionamento:

Call Center:
Todos os dias (inclusive feriados) de 08h às 20:40h

Entre em Contato

Contato por telefone

Ligação gratuita.

Contato por e-mail

Envie suas dúvidas

logo-grv-e16367638893456

Contato por telefone

Ligação gratuita.

Contato por e-mail

Envie suas dúvidas

Sua velocidade atual

Últimos Comunicados

Envie suas dúvidas no formulário abaixo

O retorno será feito no e-mail preenchido