Você conhece os tipos de roteador? Veja quais são!

A seguir, você confere os principais tipos de roteador comercializados no momento e os detalhes de cada uma das tecnologias que eles oferecem. Continue a leitura!

Roteador simples

Chamamos de roteador simples aquele que apenas desempenha sua função básica: distribuir o sinal da internet banda larga. Se você precisa de pouca cobertura de sinal e poucos aparelhos são conectados simultaneamente à sua rede, esses modelos podem ser uma solução na medida certa.

O consumidor, porém, precisa atentar aos limites de velocidade desses roteadores. Versões mais antigas podem não ser capazes de transmitir o sinal da fibra óptica com um bom desempenho, por exemplo.

As suas maiores vantagens, no entanto, são a simplicidade e o preço. Eles são os roteadores mais baratos da nossa lista, geralmente não exigem muitas configurações e podem apresentar antenas aparentes ou não.

Roteador “sem antena”

Todos os roteadores têm antena, afinal, elas é que expandem e distribuem o sinal entregue pelo modem. Entretanto, muitos modelos apresentam antenas internas, tais como as dos celulares atuais, fazendo com que os consumidores os vejam como “sem antenas”.

O maior benefício desse tipo de roteador é a estética, afinal, sua aparência é muito mais discreta, interferindo menos na decoração do local.

A qualidade do sinal, porém, é relativa. Existem roteadores com antenas embutidas que apresentam melhor desempenho do que modelos com duas antenas externas, por exemplo. Tudo dependerá do fabricante e das especificações de cada produto.

Alguns consumidores, porém, tendem a dar preferência aos modelos com antenas externas substituíveis, para viabilizar melhorias ou simplificar eventuais manutenções.

Roteador com duas ou mais antenas

Existem roteadores com duas, três e até oito antenas, internas ou externas. No entanto, embora intuitivamente consideremos que quanto maior o número, melhor, a qualidade das antenas e a tecnologia do roteador são fatores que devem ser analisados antes de qualquer outra coisa.

De maneira geral, as antenas beneficiam a troca de dados e a distribuição do sinal, o que pode ser interessante, por exemplo, quando muitos dispositivos são conectados ao mesmo tempo. No entanto, se a velocidade da sua conexão não é suficiente para atender todos esses aparelhos, de nada adiantará investir nesse tipo de roteador.

Os modelos multiantena mais modernos também são usados para melhorar o gerenciamento de diferentes frequências de transmissão, como veremos no próximo tópico.

Roteador AC (dual e tri-band)

A maioria dos roteadores e dispositivos atuais trabalha com uma única banda em uma frequência de 2.4 GHz. Os aparelhos mais recentes, porém, estão adotando um funcionamento com duas bandas (dual-band): 2.4 GHz e 5 GHz, e a expectativa é de que a última prevaleça em detrimento da primeira já nos próximos anos.

Basicamente, a maior vantagem dessa frequência adicional é que a troca de dados nela é muito mais rápida, e seu limite de velocidade é bastante superior ao da tradicional. Embora seu alcance seja menor em relação à rede de 2.4 GHz, a qualidade da conexão é superior e pode fazer toda a diferença ao jogar games online ou ver filmes em 4K, por exemplo.

Há, também, os roteadores tri-band (gamers), que adicionam uma segunda banda de 5 GHz à rede, para reduzir ainda mais o congestionamento e a interferência na conexão. Lembre-se, porém, de que, para desfrutar dessa frequência, é necessário que seus dispositivos sejam compatíveis com ela. Caso contrário, eles só se conectarão à rede de 2.4 GHz.

Roteador mesh

Os roteadores mesh são desenvolvidos exclusivamente para redes mesh, ou “em malha”. Diferentemente das redes geradas pelos aparelhos citados acima (estáticas), a mesh oferece um roteamento dinâmico. Isso quer dizer que a rede é criada por vários pontos (ou nós) distribuídos pelo local e seleciona as melhores rotas para que a transição entre esses pontos seja instantânea e fluida.

Isso significa que são necessários, no mínimo, dois aparelhos para que a rede funcione — algumas instalações podem exigir vários deles —, mas os seus benefícios são enormes. Essa é a melhor tecnologia disponível em redes wi-fi, e sua popularidade está aumentando em empresas, instituições e até residências que utilizam muitos recursos inteligentes.

Com ela, a distribuição do sinal é uniforme em todos os ambientes e praticamente não há oscilações ou perdas na transição entre os nós (problema típico observado no uso de repetidores). Um software interno gerencia as conexões dos dispositivos em uso e administra a rede de modo que todos eles sejam contemplados com internet, independentemente da sua localização.

Conheça Nossos Planos GRV Fibra

GRV é muito mais que internet! Adquirindo desde o plano mais básico você já garante benefícios e vantagens

Todos os direitos reservados. © Copyright 2022

Horário de Funcionamento:

Call Center:
Todos os dias (inclusive feriados) de 08h às 20:40h

Entre em Contato

Contato por telefone

Ligação gratuita.

Contato por e-mail

Envie suas dúvidas

logo-grv-e16367638893456

Contato por telefone

Ligação gratuita.

Contato por e-mail

Envie suas dúvidas

Sua velocidade atual

Últimos Comunicados

Envie suas dúvidas no formulário abaixo

O retorno será feito no e-mail preenchido